o que você precisa saber!
A comunicação pode assumir muitas
formas, tais como: a fala, um olhar compartilhado, texto, gestos, expressões
faciais, o toque, a língua de sinais, símbolos, imagens, dispositivos que geram
discursos, etc. Existem múltiplas formas de comunicação com base no contexto e
no nosso parceiro de comunicação. A comunicação eficaz ocorre quando a intenção
e significado de um indivíduo é compreendido por outra pessoa. Concordam?
Dentre as várias formas que a
comunicação pode assumir, existe a CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa)
que é um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para
resolver os desafios de comunicação do cotidiano. A CAA é um termo que é usado
para descrever vários métodos de comunicação que podem ajudar as pessoas que
são incapazes de usar o discurso verbal para se comunicar. Esses métodos podem
beneficiar uma ampla gama de indivíduos, desde aqueles que estão começando a se
comunicar até indivíduos que faziam uso do discurso verbal complexo.
A CAA inclui sistemas com e sem
ajuda. Sistemas sem ajuda compreendem assinatura e gestos, que não exigem
materiais ou equipamentos especiais. Sistemas “com ajuda” dependem de materiais
e equipamentos especiais, como imagens, livros e computadores. Os métodos de
CAA são variados e devem ser personalizado para atender às necessidades de cada
indivíduo. Muitas formas de CAA incluem componentes de tecnologia assistiva que
vão desde os mais básicos até os de alta tecnologia.
No que diz respeito a linguagem
falada, desde muito cedo bombardeamos as crianças com palavras e palavras, e até os 12-18 meses não
requeremos respostas, pelo menos não pedimos respostas com palavras
compreensíveis. Então, quando pensamos
em um dispositivo de CAA começando a ser usado, por que as crianças (ou pessoas
de qualquer outra faixa etária) precisam começar a responder já no primeiro
dia? =/
Neste caso, as pessoas também
precisam e merecem um período de aprendizagem a partir de modelos. Esses
modelos podem e devem ser pais, colegas, irmãos, cuidadores, profissionais e
outros. Desta maneira, o sistema torna-se não só uma ferramenta de linguagem
expressiva, mas também receptiva.
Quando você interage com o usuário de um dispositivo de CAA, tenha em
mente:
– Proporcione muitas
oportunidades de comunicação
– Responda quaisquer tentativas
de comunicação
– Comunicação nem sempre é sobre “como fazer pedidos”, perceba e
estimule que se comunicar vai além!
– Divirta-se usando!
Pesquisas sugerem que quando os parceiros de comunicação também fazem
uso da CAA:
– Eles ajudam as pessoas com
necessidades comunicativas a entenderem o que está sendo dito
– Eles servem como modelos e
mostram como a CAA pode ser utilizada para melhorar a comunicação
– Eles apresentam um novo
vocabulário e mensagens mais complexas, dando um uso fidedigno ao dispositivo
Algumas abordagens a serem consideradas no uso da CAA:
– Deixe quem vai usar à vontade,
permita que explorem de forma casual o material de CAA
– Sente-se com elas e explore!
Converse sobre o que o dispositivo tem e como pode usar. “Olha, se você quiser
dizer____ , você pode ir aqui e….” “Vamos ver como é que isso funciona?”
– Se você sabe que eles querem
dizer algo que está no dispositivo, mostre onde está e como usar. “Eu acho que
você está querendo dizer isso aqui, vou te mostrar” “Agora você pode usar suas
palavras para me dizer”
– Trate quem usa a CAA como
qualquer outra pessoa que se comunica verbalmente, não deixe de pedir silêncio
ou de fazê-lo esperar por sua vez de falar.
– Todos o vocabulário não precisa
estar logo no dispositivo (isso vai ser conversado e avaliado com o
profissional responsável)
– Seja paciente
Disponibilize o dispositivo de CAA em todos os momentos. Crie
oportunidades de se comunicar durante as brincadeiras e em outras atividades
diárias:
– Faça perguntas
– Comente sobre o que está
acontecendo
– Expresse sentimentos
– Comente sobre livros, revistas
e desenhos
– Pergunte sobre os interesses da
criança
– Comunique e discuta escolhas
– Cumprimente as pessoas usando o
dispositivo
Seja criativo no treino:
– Incentive transformar músicas
– Aproveite momentos e crie
oportunidades de comunicação com pessoas que a criança conhece, mas não são de
casa
– Conte piadas com o dispositivo
Lembre-se que é necessário TEMPO!
– Fornecer tempo de espera.
Lembre-se que eles ainda estão aprendendo a se comunicar
– Eles podem precisar de mais
tempo para entender o que é dito
– Eles podem precisar de mais
tempo para descobrir como responder a uma pergunta ou fazer um pedido
– Eles podem precisar de tempo
para pensar como eles querem responder
– Eles podem ter desafios de
visão ou motores que atrasam seu tempo de resposta ou a capacidade de localizar
e indicar o que eles querem dizer
– Sente-se e espere pacientemente.
As pesquisas sugerem que uma das formas mais eficazes de incentivar as crianças
a se comunicarem é fazer uma pausa e esperar
Esperar é bom…
– A espera claramente marca a
oportunidade para eles se comunicarem
– A espera claramente indica que
você espera que eles se comuniquem
– Fornece tempo adicional para
eles para processar o que é dito
– Fornece tempo adicional para
eles montarem uma resposta
– Aguarde pelo menos 10 segundos.
Se você perceber um olhar confuso ou frustrado, pergunte se eles gostariam de
ajuda. Então, se eles dizem que sim, ajude-os na resposta
Se os parceiros responderem quando as crianças tentam se comunicar,
elas aprendem que:
– A comunicação é divertida
– A comunicação é poderosa
– Comunicando eles se conectam
com outras pessoas.
PECS - AUTISMO E ALFABETIZAÇÃO (51 ATIVIDADES PECS)
Vamos fazer nosso livro em PEC´S
TOMAS ESTÁ CRESCIDO
A ALMA DE PÁSSARO
QUANDO A MÃE GRITA
IMAGENS E AÇÕES
CARAS E EMOÇÕES
LER
Descrição de imagem:
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar") ; laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").
leia mais em: BENGALA LEGAL (link disponível no Blog)
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar") ; laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").
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